Alemanha, uma economia sólida e um país de oportunidades

A Alemanha é uma das maiores economias do mundo, isso todos nós vemos nas notícias e dados divulgados anualmente. Mas como essa nação de primeiro mundo administra suas políticas de investimento? E, o principal, como isso impacta em sua sociedade?

Na União Europeia, o país é a maior economia; no mundo, está em quarto lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos, a China e o Japão. Essa posição foi conquistada a partir do sucesso de dois setores: indústria e pesquisa.

Base da economia
A indústria é a principal sustentação da economia no país. Responsável por cerca de 30% do faturamento do PIB e empregando 25% da população, as áreas que são mais fortes são a automobilística, máquinas e equipamentos, a indústria química e eletrônica. Agora o governo federal também vem apostando na indústria 4.0 para aumentar ainda mais o faturamento do setor.

Toda a produção industrial é bastante voltada para exportação, o que fez da Alemanha um dos maiores exportadores do mundo.

Inovação
Para garantir essa liderança, cerca de 80 bilhões de euros são investidos anualmente em pesquisa e desenvolvimento, e os cientistas das instituições de pesquisa e escolas superiores alemãs são os terceiros que mais produzem estudos no mundo.

A marca dessas pesquisas é a inovação (as lâmpadas de LED surgiram lá!). No início, a estratégia era atender o potencial de mercado tecnológico, mas desde 2014, a pesquisa de ponta é voltada para a demanda social. Então, atualmente, as mais de 800 instituições estão buscando inovar na economia digital e sociedade, economia sustentável e energia, inovação no universo do trabalho, vida saudável, mobilidade inteligente e defesa e segurança civil.

Impacto direto no mercado de trabalho
A economia em alta causou um efeito dominó positivo, e o mercado de trabalho também foi beneficiado. A Alemanha é o segundo país com a menor taxa de desemprego da União Europeia, e a busca por profissionais qualificados é real, inclusive para estrangeiros. As áreas com mais vagas são as da saúde, engenharia e técnicos em tecnologia da informação.

Mesmo que existam muitas multinacionais por lá, o conhecimento na língua alemã é determinante. A Alemanha é a bola da vez, aproveite as oportunidades e estude alemão no Goethe Brasília!

Fontes consultadas
Forte polo econômico
Ambiciosa pesquisa de ponta
Mercado de trabalho atraente
União Europeia registra taxa mais baixa de desemprego desde 2008

Quer saber mais?

  • Preencha o formulário e receba informações sobre cursos, valores, calendário e fique por dentro das novidades do Instituto

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Compartilhar Alemanha, uma economia sólida e um país de oportunidades