Você sabe quais são os benefícios de aprender alemão? Vem cá que a gente te conta!

Estudar um idioma estrangeiro tem diversas vantagens, que vão desde impulsionar a vida profissional a poder viajar para o exterior sem medo de passar nenhum perrengue, não é? Quem escolhe aprender alemão, provavelmente já fala outras línguas e sabe bem que as horas de estudo valem a pena quando você se vê entendendo o idioma e utilizando-o na prática. Não é todo mundo que encara, sem hesitar, aprender esse idioma tão desafiador. 

Então por que estudar alemão? Que benefícios esse aprendizado pode gerar?

Acesso à cultura

Você sabia que o alemão é a língua com mais falantes nativos na União Europeia? É o idioma oficial na Alemanha, na Áustria e em Liechtenstein, além de ser idioma secundário em Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Itália, Dinamarca, Hungria e Polônia. Ou seja, quando for seguro viajar, já dá para fazer uma eurotrip e passar por pelo menos 10 países.

Apesar de a maioria das pessoas desses países falar inglês, chegar lá falando a língua materna dos nativos eleva o nível da sua viagem. Sem falar que será muito mais fácil ler as placas, os rótulos de produtos no supermercado e até o cardápio dos restaurantes.

Oportunidades de carreira

Vivemos numa comunidade global onde a habilidade em falar vários idiomas oferece mais do que apenas poder se comunicar na hora de viajar. Por isso, vale lembrar que falar alemão também pode te abrir portas para oportunidades de estudo e negócios em um desses países que citamos ali em cima. 

Graduação

A Alemanha é um dos países que mais investem em educação, e há diversos programas de intercâmbio, bolsas e cursos para estrangeiros em várias áreas e em instituições renomadas, como a Universidade Técnica de Munique, por exemplo. Além disso, desde 2014, várias universidades alemãs não cobram nenhuma mensalidade para cursos de graduação. Em alguns estados federais, as universidades cobram apenas uma contribuição semestral, algo em torno de apenas 50 euros.

Pós Graduação

E se você já possui uma graduação, o país também é uma ótima opção para quem quer se especializar em sua área de atuação. O serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para bolsas de pós-graduação na Alemanha em uma série de programas relacionados ao desenvolvimento econômico. As bolsas são parte do programa EPOS e as inscrições variam de 31 de agosto de 2021 a 31 de março de 2022.

E mesmo que você ainda não esteja planejando estudar ou fazer negócios nos países de língua alemã, não há motivos para adiar o aprendizado da língua. Isso porque, justamente pelo fato de ser menos comum, o alemão pode trazer um diferencial incomparável ao seu currículo.

Algumas empresas alemãs possuem filiais no Brasil e exigem que os candidatos a determinados cargos possuam o alemão no currículo. Então, se você já falar o idioma, as chances de conseguir um excelente emprego em uma empresa multinacional são bem grandes. Volkswagen, Bosch e BMW podem ser as próximas a entrarem em seu currículo.

Além disso, você ainda tem chances de ser transferido e, quem sabe, ir trabalhar na Alemanha um dia. O país procura profissionais de TI, enfermagem, engenharia, e outros para atuar por lá. Em março de 2020 as leis de imigração alemãs foram flexibilizadas para gerar mais oportunidades para trabalhadores de outras nacionalidades, então já dá pra ir se preparando para quando a situação do mundo estiver mais calma.

Consolidação no mercado de trabalho 

O conhecimento do idioma também pode fazer toda a diferença para quem já tem uma carreira consolidada, abrindo portas para você e para a companhia em que trabalha.

Afinal, tendo alguém que fala alemão em um cargo de liderança, por exemplo, aumenta as possibilidades da empresa  se comunicar com parceiros internacionais, acessar fontes de informações e ferramentas em alemão e até ganhar conhecimento ao enviá-lo para cursos e eventos que têm o idioma como oficial.

Amplifique a sua vida

E se depois de ler esse post você ainda não se convenceu de que estudar alemão é um baita investimento, a gente tem uma última carta na manga: o método Goethe -Zentrum Brasília.

Nós somos um instituto cultural de âmbito internacional e promovemos o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional e contamos com professores capacitados para fazer você se apaixonar pela língua alemã e aprender de forma eficaz.

Vários ex-alunos do Goethe aproveitaram as oportunidades geradas pelo conhecimento da língua e  hoje ocupam vagas em empresas e universidades na Alemanha.

Se você tem grandes objetivos, venha ser aluno do Goethe Brasília e trazer a Alemanha para sua vida. 

Quer saber mais?

  • Preencha o formulário e receba informações sobre cursos, valores, calendário e fique por dentro das novidades do Instituto

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Compartilhar Você sabe quais são os benefícios de aprender alemão? Vem cá que a gente te conta!